Carolina Arruda, mineira de 27 anos, recentemente passou por mais dois procedimentos médicos para tratar a neuralgia do trigêmeo, ainda este mês. A doença trata-se de uma disfunção que causa dor crônica, considerada a pior do mundo.
Agora, abriu margem para um cuidado especial a 50 pacientes. Isso porque a Santa Casa de Alfenas, em Minas Gerais, abriu cadastro gratuito para tratamento de dores persistentes oriundas da doença.
A mineira quer fazer eutanásia (o suicídio assistido) por conta das dores intensas e constantes que sente diariamente, mas decidiu participar de tratamentos experimentais como uma de suas últimas tentativas para aliviar os sintomas.




Caroline também afirmou, nesta segunda-feira (15/07), que não está sentindo dores após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e retornar para um quarto da Santa Casa de Alfenas, onde está internada desde a semana passada para tratamento que busca reduzir os sintomas.
“É uma experiência inédita em mais de uma década da minha vida”, disse a estudante mineira ao g1.
“Esse tempo de sedação foi fundamental para que nossa equipe estudasse a fundo qual o melhor método de tratamento para a Carolina. Também foi fundamental para que ela descansasse bem. O tratamento teve o efeito desejado de alívio momentâneo da dor, mas fundamental para os próximos passos a serem realizados de maneira correta”, explicou o diretor clínico da unidade hospitalar no Sul de Minas e presidente da Sociedade Brasileira para os Estudos da Dor (SBED), Carlos Marcelo de Barros.
