Skip to content

VÍDEO: Juliano Cazarré se pronuncia sobre ação de ex-babá e nega acusações

Juliano Cazarré (foto Reprodução Redes Sociais)

Juliano Cazarré (foto Reprodução Redes Sociais)

O ator Juliano Cazarré falou pela primeira vez sobre o processo trabalhista movido por uma ex-babá que trabalhou em sua residência. Em um vídeo publicado nas redes sociais na noite desta sexta-feira (26/6), ele rejeitou as acusações da ex-funcionária e afirmou que ele e a esposa, Leticia Cazarré, têm documentos e informações para comprovar sua versão dos fatos. A ação, divulgada pelo colunista Daniel Nascimento, solicita indenização de R$ 225.686,20 e cita possíveis irregularidades, como excesso de jornada, pagamentos sem registro, chamadas durante a madrugada, acúmulo de atividades, restrição a atendimento médico e assédio moral.

No início da gravação, Cazarré explicou que decidiu falar publicamente porque considera as acusações injustas. O ator afirmou que não pretende se esconder e que irá apresentar sua defesa no processo envolvendo a ex-babá e sua esposa.

“Talvez eu não devesse gravar esse vídeo, mas não aguento injustiça e não sou o cara que fica se escondendo. Não tenho nada para esconder. Vou falar sobre esse processo que está rolando de uma ex-babá contra a Letícia e eu. Ela está alegando que trabalhava horas demais, que era acionada de madrugada, que a gente pagava o salário dela por fora da carteira”, disse ele.

Ator contesta acusações sobre pagamentos e rotina de trabalho

Sobre a alegação de que parte do salário teria sido paga sem registro, Juliano afirmou que a situação teria ocorrido a pedido da própria funcionária. Segundo o ator, a profissional foi contratada inicialmente com carteira assinada e salário de R$ 5.500, mas teria questionado os descontos após receber o primeiro contracheque.

“Essa moça chegou em casa bem recomendada e pediu R$ 5.500. A gente aceitou pagar. Ela mora longe do Rio de Janeiro e não poderia ir e voltar todos os dias. O que ficou acordado com ela é que ela trabalharia lá em casa de segunda a quinta-feira. A escala dela era quatro por três. Trabalhava quatro dias, ficava três noites em casa e tinha quatro noites na casa dela com a família. A gente assinou a carteira dela com os R$ 5.500 que ela pediu. Só que, quando chegou o primeiro contracheque dela, ela viu os descontos e falou: ‘Não! Não dá! É muito imposto’. Eu sei que é muito imposto”, contou Cazarré.

Segundo o ator, a funcionária teria sugerido uma mudança na forma de pagamento para evitar os descontos tributários. Ele afirmou que inicialmente não concordava com a proposta por considerar que poderia gerar problemas legais, mas decidiu aceitar para manter a profissional trabalhando na casa.

“Ela falou: ‘Assim não pode ser. Não vou aceitar. Vocês têm que me demitir e pagar o meu salário inteiro por fora durante tantos meses até poder me recontratar e me recontratar pagando menos para eu ter menos desconto e pagando o resto por fora’. A gente não queria fazer isso porque isso nos joga na ilegalidade, mas a gente também não queria perder uma babá, uma pessoa que, enquanto estava trabalhando como babá, trabalhava muito bem. A Letícia estava precisando voltar ao trabalho também. Fizemos o que ela pediu. A forma como ela estava sendo paga foi a forma que ela nos pediu para fazer”.

Sobre a jornada de trabalho, Cazarré negou que a ex-funcionária fosse chamada durante a madrugada para cuidar das crianças. Ele explicou que ela permanecia em uma suíte localizada na área externa da casa e que sua principal responsabilidade era acompanhar o filho mais novo do casal, Estevão.

“O quarto em que ela ficava era uma suíte que não fica dentro da casa, fica na edícula. Então ela nunca foi acionada de madrugada e nunca ouviu um choro de criança de madrugada. Se o bebê acordar, sou eu que vou no quarto pegar. Ela tinha duas horas de almoço. Parava de trabalhar ao meio-dia e só voltava depois das duas da tarde. E ela só cuidava do bebê, do Estêvão”, disse o ator.

Ele também detalhou a rotina que, segundo ele, era cumprida pela funcionária.

“Ela ajudava no café da manhã de todo mundo; às 7h da manhã, eu saía de casa com as crianças para o colégio, depois trazia, lá pelas 15h30, eles do colégio. Ela recebia o Gaspar e Madalena lá pelas quatro da tarde com lanchinho, levava por uma hora e meia da praça, depois era voltar da praça, banho, janta, cama e acabou. Então, ela passava o dia inteiro com o Estevão, que é um bebê que não chora, não dá trabalho e come de tudo. Quando ela chegou lá em casa, a gente já tinha ensinado ao Estêvão os horários de dormir. Se você o larga no berço acordado, ele dorme sozinho a noite toda. Já tinha esse horário de sono depois do almoço, que era quando ela tirava as duas horas de descanso”.

Atendimento médico também foi citado na defesa

Outro ponto questionado pelo ator foi a acusação de que a ex-babá teria sido impedida de buscar atendimento médico após apresentar uma reação alérgica. Cazarré afirmou que a funcionária teria informado que estava com problemas após uma consulta odontológica e que o casal teria oferecido ajuda.

“Daí ela fala que a gente a proibiu de procurar atendimento médico e ela teve uma reação alérgica. Na verdade, ela chegou em casa já dizendo que estava com reação alérgica porque tinha ido ao dentista, que estava com dor e precisava sair. A gente falou: ‘Está bom, não vai ficar com dor, traz atestado’. Daí ela trouxe informações desencontradas, que foi na UPA, mas não esperou o atendimento e não pegou o atestado, e podia descontar (do salário)”, detalhou.

O ator afirmou ainda que situações semelhantes teriam ocorrido anteriormente, com saídas por motivos de saúde sem apresentação de comprovantes. Segundo ele, a família não realizava descontos nesses casos.

“Outras vezes ela já tinha saído por motivos de saúde, não trazia o atestado e falava que podia descontar, mas a gente nunca descontou. Daí a Leticia falou: ‘Se está com problema por causa do dentista, entra em contato com ele’. Ela falou que não tinha como. A Letícia então falou: ‘Amanhã você vai então na nossa dentista’. Ela marcou a consulta, a gente ia pagar. Ela não foi na nossa dentista e mandou mensagem dizendo que tinha encontrado o contato do dentista dela”.

De acordo com Juliano, esse episódio levou ao encerramento do vínculo profissional.

“Foi o suficiente para a Letícia falar: ‘Não precisa mais voltar. A gente não consegue confiar que você vai aparecer aqui na segunda-feira’. Porque isso acontecia várias vezes. Chegava segunda-feira, a gente há vários dias com as crianças, precisando trabalhar, às vezes atrasava…”.

Tentativa de acordo antes da ação judicial

Ao comentar a acusação de assédio moral, o ator afirmou que a ex-funcionária sempre teria sido tratada com respeito e que diversos pedidos feitos por ela foram atendidos durante o período em que trabalhou na residência.

“Ela não trabalhava quando era Carnaval, fim de ano… Tudo o que ela pediu, a gente deu. Pediu adiantamento de férias antes de ter completado um ano de trabalho, a gente deu. Pediu ar-condicionado no quarto, a gente instalou. Foi uma pessoa sempre tratada não só com respeito, mas com cuidado, carinho e atenção. Nunca ninguém dirigiu uma palavra ríspida ou fez um pedido grosseiro. Tudo foi feito do jeito que ela pediu e agora ela vem com esse processo gigante, pedindo mais de R$ 200 mil. Até eu, que sou mais bobo, quero ganhar isso sem trabalhar”, falou.

No encerramento do vídeo, Cazarré disse que houve uma tentativa de acordo intermediada pelo Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, mas que a proposta não teria sido aceita pela ex-funcionária.

“Quando ela foi demitida, ela procurou o sindicato dos trabalhadores domésticos e o sindicato ofereceu um acordo para a gente de R$ 8.500. Ela não quis aceitar esse acordo e fez um barulho tão grande que o sindicato pulou fora. Ela arranjou um advogado e fez esse processo. Eu confio na Justiça e a gente tem como provar tudo o que eu falei aqui”, finalizou ele.

alfinetei

A página @alfinetei foi criada há cerca de 10 anos com o propósito de proporcionar entretenimento através de uma abordagem humorística, especialmente focada em comentários sobre celebridades e fofocas.