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Banco do Brasil terá de devolver mais de R$ 20 milhões a clientes. Veja se você é um deles

Tarifas irregulares em cartões e juros acima do limite no cheque especial levaram à restituição de valores a mais de 1,5 milhão de clientes.

Banco de Brasil (Foto Reprodução Redes Sociais)
Banco de Brasil (Foto Reprodução Redes Sociais)

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O Banco do Brasil foi obrigado a restituir R$ 20,6 milhões a clientes devido a cobranças indevidas relacionadas ao cheque especial e a cartões de crédito e débito. O compromisso foi firmado na última segunda-feira (3) em um acordo com o Banco Central (BC).

Que cobranças indevidas o Banco do Brasil realizou?

A maior parte do montante, R$ 14,1 milhões, será devolvida a mais de 1,5 milhão de clientes que, entre 2013 e 2024, pagaram indevidamente tarifas pela emissão de segunda via de cartão. Além disso, outros R$ 6,5 milhões serão restituídos a 15,4 mil microempreendedores individuais (MEIs), que foram cobrados com taxas de juros acima do limite máximo de 8% em operações de cheque especial entre 2020 e 2022.

Como o banco do Brasil vai reembolsar seus clientes?

Os clientes do Banco do Brasil com cadastro atualizado receberão o reembolso automaticamente na fatura do cartão de crédito ou via depósito em conta. Se isso não for possível, o banco entrará em contato diretamente com os clientes.

O reembolso será corrigido pelo IPCA, desde o momento em que o cliente foi lesado até o estorno. Caso os prazos do acordo não sejam cumpridos, o BB pagará uma multa diária de R$ 3 mil até a regularização ou conclusão da execução pelo Banco Central. Se o pagamento não for feito no prazo, serão aplicados juros de mora de 1% ao mês e multa de 2%.

Nota do Banco do Brasil

Em nota oficial, o Banco do Brasil afirmou que as questões “já foram devidamente solucionadas” e reiterou seu “compromisso de atendimento de excelência a seus clientes”. A instituição também ressaltou que, há 10 trimestres consecutivos, mantém a melhor posição no ranking de reclamações do Banco Central entre os grandes bancos do país.

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