Um terremoto devastador de magnitude 7,1 atingiu a região entre o Tibete e o Nepal na manhã desta terça-feira (7), horário local. Até o momento, 95 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas, segundo a Associated Press (AP). Os tremores foram sentidos tanto no oeste da China quanto no Nepal, provocando caos em uma área onde vivem mais de 2 milhões de pessoas.
Resgate das pessoas
Cerca de 1,5 mil bombeiros e trabalhadores de resgate foram mobilizados para buscar vítimas entre os escombros. De acordo com a emissora estatal CCTV, cerca de mil casas foram danificadas, e pelo menos 50 tremores secundários ocorreram nas três horas seguintes ao terremoto.


O epicentro foi localizado a cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest, em uma região conhecida por sua atividade sísmica, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se chocam. A área ao redor do epicentro tem uma altitude média de 4.200 metros, dificultando os trabalhos de resgate.
Kathmandu e histórico de tremores
No Nepal, o terremoto foi sentido com força na capital, Kathmandu, acordando moradores que correram para as ruas em busca de segurança. Apesar disso, até o momento, não há informações confirmadas de vítimas ou danos significativos na cidade.
A região já enfrentou tragédias sísmicas anteriormente. Em 2015, dois terremotos devastadores deixaram mais de 8,7 mil mortos no Nepal e causaram o deslocamento do Monte Everest em três centímetros.
Este terremoto reforça a vulnerabilidade de uma região marcada por grandes cadeias de montanhas e constante atividade tectônica. Os números de vítimas podem aumentar à medida que os esforços de resgate avançam.
#ULTIMAHORA
— CARLOS AGUIAR-NOTICIAS DE GEOPOLITICA🌐 (@Geopolitik_2030) January 7, 2025
Así fue el terremoto de 6.8 grados que sacudió el TIBET en CHINA causando la muerte de al menos 36 personas,el movimiento telúrico se sintió en NEPAL,INDIA y BUTÁN … pic.twitter.com/CafMPtn4oX
🔴 Terremoto in #Tibet di magnitudo 7.1.
— Tg1 (@Tg1Rai) January 7, 2025
Almeno 53 vittime. pic.twitter.com/pM4hebCjvi
Tibete: Terremoto 7.1
— Kleberdual (@kleberdual) January 7, 2025
100 mortos e 200 feridos registrados no forte sismo que atingiu o Nepal e foi sentido também na índia. pic.twitter.com/ffOGgSd48K