Skip to content

Após cirurgia, Jessie J revela como descobriu câncer de mama

Cantora britânica relata diagnóstico, tratamento e como a maternidade tem sido impactada pela doença
Após cirurgia, Jessie J revela como descobriu câncer de mama

A cantora britânica Jessie J, de 37 anos, abriu o coração ao falar pela primeira vez de forma detalhada sobre seu diagnóstico de câncer de mama, revelado em março. Em entrevista ao podcast Great Company, ela contou como descobriu a doença, os desafios do tratamento e o impacto emocional de conciliar tudo isso com a maternidade.

“Estou me sentindo 10 de 10. Estou bem. Mas ontem chorei porque sinto falta do meu menino. Não consigo ser a mãe que gostaria de ser, e me sinto roubada. Esse é maior lado negativo”, desabafou a artista, que é mãe de Sky, de 2 anos. “O câncer me tirou memórias com meu filho. Quem tem um bebê sabe o quanto eles mudam rápido. Você pisca e, de repente, ele já está falando.”

Descoberta e primeiros exames

Jessie contou que recebeu o diagnóstico em 31 de março, após notar um nódulo no seio. O ultrassom não mostrou sinais preocupantes, mas a decisão de realizar uma biópsia foi crucial.

“Se eu tivesse feito a mamografia em segundo lugar, eu não sei o que teria acontecido… se eu teria simplesmente parado ali e não feito mais nada, e pronto. E aí teria piorado. Eu tive sorte”, disse.

Além do nódulo, a cantora relatou outros sintomas que sentia há meses.
“Eu tinha o braço muito dolorido. Meu braço parecia feito de chumbo. E eu sempre acordava com formigamento, todos os dias, por uns cinco meses. Quando eu acordava, não conseguia sentir minha mão”, disse ela, completando: “Eu só pensava: ‘Não sei… deve ser porque estou malhando’. Achei que podia ser só músculo. Eu estava ocupada. Tinha acabado de voltar dos Estados Unidos. Estava me mudando de casa. Tenho um bebê”.

A biópsia foi realizada um dia após seu aniversário.
“Eu pensei ‘Tenho 37 anos, vamos ser corajosa’. E eu só pensava: ‘Vai dar tudo certo’. Os médicos me disseram: ‘Vai dar tudo certo. É um cisto. Não vai ser nada. Não parece ruim.'”

O resultado chegou por videochamada.
“A médica perguntou se eu estava sentada. Quando ouvi que eram células cancerígenas de alto grau, desabei em lágrimas. Eu estava convencida de que não seria nada”, relembrou.

Exames e cirurgia

Na sequência, Jessie fez uma ressonância magnética.
“Sou claustrofóbica. E, nesse tipo de exame de mama, você tem que ficar deitada de bruços, com os seios encaixados em um suporte. E aí eles injetam contraste, para conseguirem ver tudo. Mas você fica ali, por uns 25 ou 30 minutos, olhando só para um fundo de plástico. Eles perguntam que música você quer ouvir. Eu escolhi Bob Marley, porque foi o que eu ouvi quando dei à luz”, disse ela, acrescentando: “Pensei: ‘Vou me concentrar na máquina ou no Bob Marley?’ E eu tive que ficar me acalmando, para não ter um ataque de pânico o tempo todo. Acho que essa foi uma das piores partes de tudo isso. Foi horrível. Eu odeio ressonância magnética”.

Os resultados mostraram que o câncer era mais extenso do que o esperado.
“Quando o resultado voltou, mostrou que eu tinha cerca de 4,5 cm a 5 cm de câncer e um caroço na parte inferior. E também mais em outras duas partes do peito. Havia mais câncer espalhado pelo seio do que eu pensava”.

A cantora passou ainda por um teste genético, cujo resultado demorou quatro semanas e meia.
“Eu estava nesse limbo, esperando para saber se tinha algum gene de câncer de mama. Isso definiria se eu faria uma mastectomia simples ou dupla. Não tenho nenhum gene”.

Jessie fez uma mastectomia em um dos seios, mas já sabe que precisará de uma segunda cirurgia corretiva.
“Vou passar por uma segunda cirurgia para nivelar (os seios) e ajustar porque não ficou bem”.

Carreira e fragilidade

Mesmo enfrentando dores e limitações físicas, ela continuou se apresentando.
“Na véspera de um show, eu estava cheia de curativos. Subi ao palco tentando não levantar o braço. Foi muito desconfortável”, disse.

Ela também admitiu que ser uma figura pública trouxe um peso extra durante o processo.
“Senti que tinha que ser uma bandeira na linha de frente para todo mundo que passava pelo mesmo. Mas eu só queria estar lá atrás, sendo cuidada por alguém que já tivesse passado por isso. E eu quase queria me permitir estar mais assustada e triste.”

Jessie revelou o turbilhão de emoções após a notícia.
“Eu chorei, e eu fiquei assustada. Houve momentos em que pensei: ‘Isso vai dar errado e eu vou morrer’. Acho que qualquer um que recebe um diagnóstico de câncer, em qualquer nível, sente isso. Porque naquele ponto, você não sabe nada, está no desconhecido. Eu não sabia se teria que passar por um tratamento extenso, não sabia o que seria”.

Durante um show, emocionou o público ao anunciar: “Esse é meu último antes de vencer o câncer de mama”.
“A reação foi uma explosão de amor. Não era porque eu sou a Jessie J. Era porque as pessoas são boas.”

Esperança e próximos passos

Atualmente, a artista segue em recuperação e ainda enfrenta restrições, como não poder carregar peso acima de dois quilos. Apesar disso, busca forças para continuar.

“Eu tive momentos em que pensei: ‘isso vai dar errado, vou morrer’. Mas também tive momentos de euforia, de sentir amor e gentileza. Essa é a energia que estou levando para a minha recuperação”, afirmou.

alfinetei

A página @alfinetei foi criada há cerca de 10 anos com o propósito de proporcionar entretenimento através de uma abordagem humorística, especialmente focada em comentários sobre celebridades e fofocas.