Skip to content

VEJA VÍDEO: Ciclista de 16 anos fica ferido ao enroscar pescoço em fio solto

Adolescente se feriu ao se enroscar em cabo de telefonia solto; incidentes semelhantes já ocorreram na região e órgãos se manifestam sobre o caso.
Ciclista De 16 Anos Fica Ferido Ao Enroscar Pescoço Em Fio Solto (foto Reprodução Redes Sociais)

Ciclista De 16 Anos Fica Ferido Ao Enroscar Pescoço Em Fio Solto (foto Reprodução Redes Sociais)

Na última segunda-feira (3), um ciclista de 16 anos se feriu em Porto Alegre ao se enroscar em um fio solto na Rua Doutor Timóteo, no bairro Floresta. O incidente, que foi registrado por câmeras de segurança, mostra o momento em que o cabo se prende no pescoço do adolescente, que, no reflexo, tenta se desvencilhar, mas acaba cortando o polegar ao tentar puxar o fio. Depois de cair da bicicleta, o jovem, sufocado e incapaz de pedir socorro devido ao impacto, precisou de atendimento médico e voltou às aulas na quinta-feira (6).

“Simplesmente um fio atravessado na rua acabou prendendo embaixo do pescoço dele. E no reflexo ele tentou tirar com o polegar direito, né, e acabou raspando e cortando o polegar, lanhou todo o pescoço. Ele desceu da bicicleta, tentou pedir socorro, mas não conseguiu falar, porque ele se sentia sufocado”, explicou a fisioterapeuta Aline Mayumi Miyai, mãe do ciclista.

De acordo com a RBS TV, o fio estava solto após a CEEE Equatorial realizar a poda de árvores durante o fim de semana, para evitar que galhos tocassem os cabos de alta tensão. No entanto, após o serviço, um cabo de telefonia ficou atravessado na via. O síndico de um prédio na área mencionou que esse tipo de acidente não é raro na região.

A CEEE Equatorial, em nota, lamentou o ocorrido, mas destacou que a responsabilidade pelos fios soltos é das empresas de telecomunicações. A empresa também reforçou que, em terrenos privados, a responsabilidade pela poda das árvores é dos proprietários, e em vias públicas, cabe à administração municipal. A operadora de telefonia Vivo, que é responsável pela fiação no local, afirmou que enviará uma equipe técnica para regularizar a situação “no menor prazo possível”.

Em resposta a esses incidentes, a Prefeitura de Porto Alegre revelou que iniciou, em janeiro de 2024, uma força-tarefa para a limpeza e recolhimento de fios em desuso ou arrebentados. Até o momento, mais de 80 toneladas foram retiradas das ruas. A Prefeitura explicou que a responsabilidade pela gestão dos fios e postes recai sobre as empresas que possuem concessão federal de distribuição de energia elétrica e sobre as empresas de telefonia.

Pronunciamentos

Nota da CEEE Equatorial

“NOTA DE ESCLARECIMENTO À RBS TV – 06/03/2025

A CEEE Equatorial esclarece que a responsabilidade pelos fios são das empresas de telecomunicações. Sobre o relato dos moradores acerca de trabalho de poda, a distribuidora reforça que, em terrenos particulares, a responsabilidade da poda é do proprietário, e em vias públicas, da administração municipal. A companhia lamenta o ocorrido com o ciclista e informa que atua apenas em emergências, manutenções programadas e situações que possam afetar o fornecimento dos clientes”

Nota da Conexis

“As prestadoras de serviços de telecomunicações seguem os padrões estabelecidos em regulamentos e normas técnicas para a instalação de fios e cabos nos postes e mantêm equipes de prontidão para manutenção permanente e atendimento de eventuais emergências.”

Nota da Prefeitura

“A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que a força-tarefa para limpeza e recolhimento de fios em desuso, arrebentados e não identificados, abaixo de aproximadamente três metros de altura, iniciou em 12 de janeiro de 2024. O objetivo era dar segurança para os cidadãos e veículos que transitam pelas vias da cidade e, também, diminuir a poluição visual urbana.

O trabalho foi interrompido durante a enchente de maio e retomado em julho por uma empresa credenciada e, em agosto, pelas equipes da Prefeitura, nas segundas, quartas e sextas. O cronograma é divulgado no site da Prefeitura. Até o momento, foram retiradas mais de 80 toneladas de fios e cabos por equipes da SMSUrb e pela empresa credenciada em cerca de 180 vias.

Na plataforma 156+POA da prefeitura, na aba de fiscalização, o cidadão pode apontar os locais onde há fios e cabos arrebentados e caídos em calçadas.

Sobre a gestão dos fios e postes, a responsabilidade é da empresa que tem concessão federal de distribuição de energia elétrica e das empresas de telefonia. Cabe a ela verificar as irregularidades dos fios e cabos arrebentados ou pendurados. No entanto, por interesse público e por segurança, para diminuir riscos à população, a Prefeitura vem atuando com a Equipe da Força-Tarefa desta Secretaria, criada por determinação do Prefeito, no dia 12/01/2024.”

Nota da Vivo

“A Vivo lamenta o ocorrido e esclarece que, após análise da situação no local mencionado pela reportagem, constatou que a fiação faz parte da rede da operadora. A empresa enviará uma equipe técnica para atuar na regularização do caso no menor prazo possível. A Vivo também orienta a população a entrar em contato com a empresa caso detecte irregularidades na rede por meio do site www.vivo.com.br.”

alfinetei

A página @alfinetei foi criada há cerca de 10 anos com o propósito de proporcionar entretenimento através de uma abordagem humorística, especialmente focada em comentários sobre celebridades e fofocas.