Na última segunda-feira (3), um ciclista de 16 anos se feriu em Porto Alegre ao se enroscar em um fio solto na Rua Doutor Timóteo, no bairro Floresta. O incidente, que foi registrado por câmeras de segurança, mostra o momento em que o cabo se prende no pescoço do adolescente, que, no reflexo, tenta se desvencilhar, mas acaba cortando o polegar ao tentar puxar o fio. Depois de cair da bicicleta, o jovem, sufocado e incapaz de pedir socorro devido ao impacto, precisou de atendimento médico e voltou às aulas na quinta-feira (6).
“Simplesmente um fio atravessado na rua acabou prendendo embaixo do pescoço dele. E no reflexo ele tentou tirar com o polegar direito, né, e acabou raspando e cortando o polegar, lanhou todo o pescoço. Ele desceu da bicicleta, tentou pedir socorro, mas não conseguiu falar, porque ele se sentia sufocado”, explicou a fisioterapeuta Aline Mayumi Miyai, mãe do ciclista.



De acordo com a RBS TV, o fio estava solto após a CEEE Equatorial realizar a poda de árvores durante o fim de semana, para evitar que galhos tocassem os cabos de alta tensão. No entanto, após o serviço, um cabo de telefonia ficou atravessado na via. O síndico de um prédio na área mencionou que esse tipo de acidente não é raro na região.
A CEEE Equatorial, em nota, lamentou o ocorrido, mas destacou que a responsabilidade pelos fios soltos é das empresas de telecomunicações. A empresa também reforçou que, em terrenos privados, a responsabilidade pela poda das árvores é dos proprietários, e em vias públicas, cabe à administração municipal. A operadora de telefonia Vivo, que é responsável pela fiação no local, afirmou que enviará uma equipe técnica para regularizar a situação “no menor prazo possível”.
Em resposta a esses incidentes, a Prefeitura de Porto Alegre revelou que iniciou, em janeiro de 2024, uma força-tarefa para a limpeza e recolhimento de fios em desuso ou arrebentados. Até o momento, mais de 80 toneladas foram retiradas das ruas. A Prefeitura explicou que a responsabilidade pela gestão dos fios e postes recai sobre as empresas que possuem concessão federal de distribuição de energia elétrica e sobre as empresas de telefonia.
Pronunciamentos
Nota da CEEE Equatorial
“NOTA DE ESCLARECIMENTO À RBS TV – 06/03/2025
A CEEE Equatorial esclarece que a responsabilidade pelos fios são das empresas de telecomunicações. Sobre o relato dos moradores acerca de trabalho de poda, a distribuidora reforça que, em terrenos particulares, a responsabilidade da poda é do proprietário, e em vias públicas, da administração municipal. A companhia lamenta o ocorrido com o ciclista e informa que atua apenas em emergências, manutenções programadas e situações que possam afetar o fornecimento dos clientes”
Nota da Conexis
“As prestadoras de serviços de telecomunicações seguem os padrões estabelecidos em regulamentos e normas técnicas para a instalação de fios e cabos nos postes e mantêm equipes de prontidão para manutenção permanente e atendimento de eventuais emergências.”
Nota da Prefeitura
“A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que a força-tarefa para limpeza e recolhimento de fios em desuso, arrebentados e não identificados, abaixo de aproximadamente três metros de altura, iniciou em 12 de janeiro de 2024. O objetivo era dar segurança para os cidadãos e veículos que transitam pelas vias da cidade e, também, diminuir a poluição visual urbana.
O trabalho foi interrompido durante a enchente de maio e retomado em julho por uma empresa credenciada e, em agosto, pelas equipes da Prefeitura, nas segundas, quartas e sextas. O cronograma é divulgado no site da Prefeitura. Até o momento, foram retiradas mais de 80 toneladas de fios e cabos por equipes da SMSUrb e pela empresa credenciada em cerca de 180 vias.
Na plataforma 156+POA da prefeitura, na aba de fiscalização, o cidadão pode apontar os locais onde há fios e cabos arrebentados e caídos em calçadas.
Sobre a gestão dos fios e postes, a responsabilidade é da empresa que tem concessão federal de distribuição de energia elétrica e das empresas de telefonia. Cabe a ela verificar as irregularidades dos fios e cabos arrebentados ou pendurados. No entanto, por interesse público e por segurança, para diminuir riscos à população, a Prefeitura vem atuando com a Equipe da Força-Tarefa desta Secretaria, criada por determinação do Prefeito, no dia 12/01/2024.”
Nota da Vivo
“A Vivo lamenta o ocorrido e esclarece que, após análise da situação no local mencionado pela reportagem, constatou que a fiação faz parte da rede da operadora. A empresa enviará uma equipe técnica para atuar na regularização do caso no menor prazo possível. A Vivo também orienta a população a entrar em contato com a empresa caso detecte irregularidades na rede por meio do site www.vivo.com.br.”
