O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira (24/6) que o Brasil está disposto a colaborar com a Venezuela após dois terremotos de forte intensidade atingirem o território venezuelano, causando mortes, danos estruturais e impactos em serviços essenciais. Em uma publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo brasileiro afirmou ter recebido as informações sobre a tragédia com “grande preocupação e consternação” e informou que acionou o Ministério das Relações Exteriores para analisar possíveis ações de auxílio.
Na mensagem, Lula explicou que pediu ao Itamaraty e à Embaixada do Brasil em Caracas uma avaliação sobre a situação no país e as formas de assistência que poderiam ser oferecidas pelo governo brasileiro. O presidente também declarou apoio às autoridades venezuelanas e reforçou a disposição do Brasil em participar dos esforços de recuperação das regiões afetadas.



“Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta (24). Instruí o Ministério das Relações Exteriores que avalie, juntamente com a Embaixada do Brasil em Caracas, a situação no país e as medidas de assistência que o Brasil possa adotar”, escreveu Lula.
O presidente brasileiro também destacou a intenção de auxiliar a Venezuela durante o processo de reconstrução. “Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades”, acrescentou.
Venezuela decreta emergência nacional após sequência de terremotos
Antes do pronunciamento de Lula, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou estado de emergência nacional após o país registrar dois terremotos de grande magnitude em um intervalo de apenas 39 segundos.
Em declaração transmitida pela televisão estatal, Rodríguez confirmou que houve vítimas fatais, mas informou que ainda não havia um levantamento oficial sobre o número de mortos, feridos ou desaparecidos. Segundo ela, as equipes de resgate e os órgãos de Proteção Civil estavam concentrados em salvar vidas e prestar atendimento às comunidades atingidas.
“A primeira mensagem para o nosso povo é manter a união para salvar vidas. Imediatamente após a ocorrência desses dois terremotos, todas as nossas autoridades e o sistema de Proteção Civil se dedicaram à tarefa de resgate”, declarou.
