Cerca de 155 milhões de brasileiros estão aptos a votar em 5.569 municípios neste domingo (6/10). As pesquisas eleitorais apontam que em muitos locais o cargo de prefeito vai ser preenchido no 1º turno, mas ainda há grandes cidades e capitais onde a corrida pelo 2º turno está acirrada.
Na hora do voto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a ordem de votação, dentre outras coisas.Às vésperas de ir às urnas escolher os candidatos em quem votar, o interesse do brasileiro pelo voto nulo e pelo voto em branco aumentou. Os votos nulos e os votos em branco possuem funções distintas, mas ambos não são considerados na contagem dos votos válidos para fins estatísticos.




O voto em branco é definido quando o eleitor decide não votar em nenhum dos candidatos. Para isso, ele seleciona a opção de voto em branco na urna eletrônica. Até 1997, os votos em branco eram considerados como votos de conformidade, mas atualmente, são desconsiderados no cálculo dos votos válidos.
Já o voto nulo é quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido registrado. Também é descartado no cálculo final dos votos válidos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto os votos em branco quanto os nulos não são computados para nenhum candidato. Eles são excluídos da contagem de votos válidos, ou seja, não influenciam o resultado final da eleição.
Ainda de acordo com o órgão, o número de votos brancos e nulos é computado pela urna somente para fins estatísticos. Desta forma, é possível saber quantos eleitores decidiram votar nulo ou branco em relação a eleições anteriores.
A utilidade dos votos brancos e nulos
Os votos brancos e nulos servem para fornecer dados importantes para pesquisadores e analistas políticos. Eles são utilizados em gráficos e estatísticas que ajudam a entender o comportamento eleitoral e a satisfação dos eleitores em relação aos candidatos e ao sistema político. Esses dados podem revelar tendências, expressar insatisfação com as opções disponíveis e influenciar estratégias eleitorais futuras.