Estudos realizados por pesquisadores da United European Gastroenterology (UEG) revelaram que o consumo diário de refrigerantes, incluindo as versões diet e zero, está ligado ao aumento do risco de desenvolver esteatose hepática, condição caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado.
A pesquisa foi divulgada na terça-feira (7/10), durante a reunião anual da entidade, reconhecida como o maior congresso europeu de gastroenterologia. O estudo acompanhou 123.788 indivíduos sem histórico de doença hepática ao longo de uma década, usando informações do UK Biobank.



O estudo mostrou que o consumo diário de mais de 250 ml de bebidas com adoçantes artificiais elevou em 60% a probabilidade de complicações hepáticas. Houve um aumento de 50% para as bebidas adoçadas com açúcar convencional. Ao longo do acompanhamento, 1.178 participantes foram diagnosticados com a doença e 108 faleceram devido a complicações hepáticas.
Pesquisa
A pesquisa examinou bebidas adoçadas com açúcar e versões com adoçantes artificiais, como refrigerantes, chás e sucos industrializados. A condição analisada, denominada “doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica” (MASLD), é caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado.
